quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ampla, Prefeitura e COCARE inauguram, no Centro, posto de Consciência Ecoampla


Foi inaugurado quinta-feira (19), pela distribuidora de energia elétrica Ampla, em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente e Pesca e a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Região dos Lagos (Cocare), o posto de Consciência Ecoampla em Búzios. O objetivo é incentivar a prática da reciclagem na região por meio do programa da distribuidora que esta trocando resíduos recicláveis por bônus na conta de luz. O novo ponto de coleta fica em um espaço cedido pela prefeitura no Horto Municipal, Estrada Velha da Usina, s/nº, Centro de Búzios, ao lado da sede da secretaria de Meio Ambiente.
O evento contou com a participação do Prefeito de Búzios, Mirinho Braga, do gerente de relações institucionais da Ampla, Guilherme Brasil, e do responsável pelo Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal do Estado do Rio de Janeiro (Prove), Eduardo Lima. A ação integra o projeto ‘Cidade Inteligente Búzios’, que prevê a conversão da rede de distribuição de energia em uma rede mais inteligente, com medidores digitais e uma automatização capaz de integrar toda a geração existente, novas energias renováveis e veículos elétricos.
De acordo com Mirinho Braga, o projeto Cidade Inteligente Búzios está começando a aparecer com as ações que estão sendo implantadas no município como, por exemplo, o Ecoampla.
-Este projeto que une aspectos sociais, educacionais e sustentáveis, além de modernizar os equipamentos em benefício da comunidade, faz com que o cidadão se interesse m guardar os recicláveis para posterior desconto na conta - Disso o prefeito.
O programa Consciência Ecoampla iniciou suas atividades na região no início de 2012, em um projeto piloto, e agora está sendo implantado permanentemente no município. O posto atenderá a população, o comércio e os hotéis que se interessem em fazer a troca do seu material reciclável. A concessionária também atuará em Búzios com o cadastro e recolhimento de óleo vegetal por meio de uma parceria com o INEA - Instituto Estadual do Ambiente, trocando o resíduo por descontos na conta de energia.
                              
Como participar do Ecoampla

Para participar do Ecoampla, o processo é bem simples. O cadastro dos clientes deve ser feito em um posto de troca, mediante a apresentação de uma conta de luz e um documento de identificação do titular da conta. Após o cadastramento, os clientes recebem um cartão personalizado para realizarem as próximas trocas. Em Búzios, esse cadastramento deve ser feito diretamente no posto localizado no Horto Municipal.
A próxima etapa consiste na separação dos materiais recicláveis dos resíduos orgânicos. Depois disso, o cliente deve agrupar os recicláveis por tipo. Na lista dos resíduos para reciclagem estão: papéis, metais (exceto cobre), plásticos, vidro e óleo vegetal. Nos postos do Ecoampla, o material arrecadado pelo cliente é pesado e o valor de bônus proporcional é creditado na fatura seguinte, de acordo com o ciclo de faturamento.
 A Cocare foi escolhida para ser a cooperativa que fará o recolhimento diário dos resíduos do posto e também o recolhimento móvel, com dois caminhões que pegarão o material nos postos de entrega voluntária distribuídos pela cidade.

Colaborador: Guilherme Barcellos
Fonte: Jornal Primeira hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário